quarta-feira, 11 de maio de 2011

Literatura de Cordel Encantado





A novela das 6, da rede Globo "Cordel Encantado", foi inspirado na Literatura de  Cordel que ocorreu no Nordeste Brasileiro:
Literatura de cordel é um tipo de poema popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome originado em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, o nome foi herdado (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.


Conclusão pessoal:


É importante que as emissoras televisivas transmitem programas que possam ser bem aproveitados para os jovens e para toda população.
A cultura deve ser exposta por meio da Televisão que é um dos principais meios de comunicação em massa, vale ressaltar que a TV influência a vida das pessoas.
Podemos aliar a novela "Cordel Encantado", como se fosse uma história de Contos de fadas em literatura de Cordel.
O Nordeste brasileiro deve ser reconhecido pela sua cultura popular, levando em conta  que não é só uma região de seca predominante, mas também possuem seus privilégios e destaques, como o  povo nordestino que são fortes, capazes e não desistam da luta. Isso é Cultura popular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário